Extensão

 

O Plano Nacional de Extensão (Portal SESU, 2006) entende que a extensão é a prática acadêmica que interliga a Instituição de Ensino Superior nas suas atividades de ensino e pesquisa, com as demandas da maioria da população, possibilitando a formação do profissional cidadão e credenciando-se junto à sociedade como espaço privilegiado de produção de conhecimento significativo à superação das desigualdades sociais existentes.

 

 

A FACED entende que a Extensão Universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre Instituição de Ensino Superior e Sociedade.

 

 

Neste sentido, a  FACED desenvolve diversas atividades de extensão com o objetivo de articular o ensino e a pesquisa e promover uma maior interação com a sociedade regional, proporcionando o fortalecimento de conhecimentos adquiridos e do desenvolvimento regional.

 

 

Todas as atividades de extensão universitária são coordenadas e fiscalizadas pelo IPPEX- Instituto de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. O IPPEX desenvolve suas atividades em harmonia com as Coordenações de Cursos.

 

 

A extensão ocorre pela oferta de cursos de extensão de curta duração voltados para temas e finalidades específicas e com projetos junto à comunidade, aos setores públicos e privado.

 

 

 O IPPEX trabalha com cursos de pequena duração que contribuem para o desenvolvimento do quadro de discentes da instituição na área acadêmica e também no mercado profissional.

 

 

Ainda, o IPPEX busca atuar na extensão com projetos que são de grande importância para a relação entre a instituição e a comunidade. Um destes projetos é o Programa FACED SENIOR que desenvolve diversos projetos dentre eles: Faculdade Aberta para Qualidade de Vida; OFICINA VIDA E LETRAS – para alfabetização de adultos e idosos; OFICINA DAS MÃOS – grupo de bordadeiras, crochê, tear manual, desenho livre, pintura em tecido, com objetivo de gerar trabalho. Como Também O Projeto de Extensão Interdisciplinar entre Psicologia e Direito: Juizado de Conciliação. Este projeto oferece atendimento à comunidade buscando a solução de conflitos de acordo com aspirações  e necessidades dos envolvidos, com o intuito de promover a paz social e a autonomia cidadã.

 

 

Outros projetos desenvolvidos por meio da articulação entre o IPPEX e as coordenações de cursos são as Semanas Acadêmicas e os Núcleos de Práticas, como o Núcleo de Práticas Jurídicas e o Núcleo de Atendimento Psicológico/Clínica Escola, e a Empresa Júnior. As Semanas Acadêmicas são eventos realizados anualmente por cada um dos cursos oferecidos e contam com contribuições, em caráter de parceria, dos diversos profissionais e intelectuais atuantes no município.

 

 

As atividades relacionadas aos Núcleos de Práticas  contribuem para a formação e o crescimento profissional dos alunos, e ao mesmo tempo estas atividades aproximam a IES da comunidade,   desenvolvendo atividades significativas que contribuem para minimizar as condições de precariedades psicosocioeconômicas e jurídicas da população de baixa vulnerabilidade social. O Núcleo de Atendimento Psicológico/Clínica Escola que prestam serviços contínuos de natureza psicológica à população de baixa renda e à  comunidade e o Núcleo Prática Jurídica atende à população carente de Divinópolis, prestando serviços jurídico gratuito, por meio dos acadêmicos do curso de Direito e por um professor advogado que os supervisionam.

 

 

As atividades relacionadas à Empresa Júnior proporcionam o estudo da práxis profissional, possibilitando que os alunos possam exercitar as competências necessárias para a atuação profissional consistente. Estas atividades aproximam a IES da sociedade, oportunizando a discussão de questões existentes, propondo soluções e prestando serviços sociais, especialmente para a micro e pequenas empresas.

 

Há também o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), um projeto de extensão do curso de Ciências Contábeis da FACED em parceria com as Delegacias da Receita Federal, Estadual e Municipal de Divinópolis. O NAF tem uma proposta que busca trazer cidadania às comunidades e treinamento diferenciado aos estudantes de contábeis, valorizando e promovendo o conhecimento contábil e fiscal através da prática. Os atendimentos serão realizados no próprio Núcleo, localizado à Rua 3 de Outubro, 50, Centro, em horário a definir. Os serviços são gratuitos. O trabalho do NAF pode ser acompanhado em uma fanpage, no Facebook. Para acessar, basta acessar o link: http://bit.ly/25bCp3s

Praça do Mercado, 191 | Rua Três de Outubro,44 - Centro
Divinópolis - MG CEP 35500-048 - Tel: (37) 3512-2000
Encontre a Faced: