Responsabilidade Social

Tendo como área de atuação as Ciências Sociais Aplicadas cujo objetivo é conhecer e impactar a vida humana nas suas dimensões subjetivo-particular e social/coletiva, a FACED, busca estabelecer uma relação direta com outros setores da Sociedade, com vistas a uma atuação transformadora, voltada para os interesses e necessidades da população em geral, bem como para o desenvolvimento da região a qual estão inseridas.

 

Nestes termos, o compromisso da FACED é desenvolver um trabalho cujo compromisso se sustenta na co-responsabilidade pelo desenvolvimento social rumo à justiça social, à solidariedade e à democracia. Tal compromisso se materializa em ações, abaixo descritas, desenvolvidas numa perspectiva de interação entre a comunidade acadêmica e a comunidade local/regional, produzindo oportunidades de construção de conhecimentos situados na interface academia/comunidade que possibilitam contribuir com a superação de desigualdades e exclusão social promovendo a garantia de valores democráticos de igualdade e desenvolvimento social integrado e sustentável.

 

Dentre as ações de impacto social desenvolvidas pela faculdade, destacamos dois projetos de extensão:  o Programa FACED Sênior: Faculdade Aberta para Qualidade de Vida e o Projeto de Extensão Interdisciplinar entre Psicologia e Direito: Juizado de Conciliação. Ressalta–se também outras ações como: as Semanas Acadêmicas,  Parcerias com setores público e privado,  Projeto, Ação no Bairro,  núcleo de práticas Jurídicas e  Núcleo de Atendimento Psicológicos/Clínica Escola, e Empresa Júnior.

 

  • Semanas Acadêmicas

 

As Semanas Acadêmicas desenvolvidas pela FACED são eventos realizados anualmente por cada um dos cursos oferecidos. Em geral contam como uma comissão organizadora composta por representantes dos corpos discente e docente, além de receberem apoio dos diversos setores da Faculdade. Dentre estes setores podemos citar a participação e suporte oferecido pelas Diretorias, pelos setores de comunicação e de extensão, e Diretório Acadêmico. Vale destacar as contribuições, em caráter de parceria, dos diversos profissionais e intelectuais atuantes no município.

 

As Semanas Acadêmicas têm assumido um formato – em termos de organização e conteúdo – diferenciados a cada ano. As temáticas escolhidas para serem exploradas no evento são eleitas democraticamente, ouvindo o alunado, o professorado e considerando os interesses dos profissionais de diversas áreas em atuação no município de Divinópolis.

 

Mesmo variando ano a ano os temas debatidos e a forma de discuti-los, as Semanas Acadêmicas buscam sempre propiciar uma maior integração entre os estudantes, os professores, os funcionários e a comunidade em geral. Deste modo, todo evento fica aberto à participação do público alvo em geral, isto é, alunos, egressos, professores, profissionais e demais cidadãos. Deste modo, todas as atividades oferecidas como mini-cursos, palestras, mostra de painéis, noites culturais e outros, têm suas entradas francas, permitindo à população em geral usufruir de todo o conteúdo oferecido.

 

Constitui, portanto, uma forma de incrementar a formação dos alunos, fazer chegar à sociedade os conhecimentos científicos e buscar uma adequação de formação teórica às reais necessidades da sociedade, ocorrendo uma aproximação efetiva da comunidade acadêmica com a sociedade.

 

  • Programa FACED Sênior: Faculdade Aberta para Qualidade de Vida

 

As atividades do Programa FACED SÊNIOR tiveram início em março de 2004, com a criação da primeira Faculdade Aberta para Terceira Idade do centro-oeste mineiro. Após a formatura da primeira turma em julho de 2005, e atendendo a novas demandas, houve por parte dos alunos o desejo de permanecer no Programa. Novas oficinas foram criadas dando ênfase a Arte de Envelhe (Ser). Além do projeto específico para pessoas com 50 anos, outros foram elaborados incluindo os familiares dos alunos. Portanto, o programa foi ampliado para atender jovens e adultos, oferecendo as oficinas: Artes (bordados, teatro, dança de salão, dança circular, canto livre, desenho artístico, pintura em tecido); oficina para treinamento da memória; oficina de Alfabetização. A oficina da Boa Convivência de cuidadores de idosos ministrou seminários para autoconhecimento e apoio à relação mútua. A oficina Centro de Ampliação do Conhecimento aconteceu com o aprendizado de idiomas, como: Inglês, Espanhol, Italiano e Língua Portuguesa. Noções básicas de Informática com o objetivo da inclusão digital completaram o círculo dos conhecimentos. Eventos artísticos são realizados em teatros; praças públicas; hospitais e instituições de longa permanência. O Programa FACED Sênior tem uma revista publicada, intitulada Almanaque e o CD, Comece o Dia Cantando, gravado pelos alunos da Oficina Melodiarte.

Em 2010, a Faculdade Aberta para Terceira Idade do Programa FACED Sênior, alterou o seu perfil, buscando, assim, atualizar-se, dando abrangência para o cidadão, como pessoa que busca aprimorar o conhecimento.

O Programa Faced Sênior, atualmente desenvolve a Faculdade Aberta para Qualidade de Vida. Cerca de 10.000 usuários já se beneficiaram com o Programa.

Saiba mais acessando a página FACED Sênior.

 

  •  Núcleos de Práticas:

 

Os Núcleos de praticas, proporcionam o estudo da práxis profissional, possibilitando que os alunos possam exercitar as competências necessárias para a atuação profissional consistente. Estas atividades contribuem com a responsabilidade social da IES com a comunidade local, prestando serviços jurídicos e psicológicos, de modo multi e transdisciplinar,  contribuindo para o atendimento das demandas da população mais carentes.

 

– Núcleo de atendimento Psicológico/Clinica escola: Desenvolve trabalho de atendimento psicoterápico  individual e grupal, à crianças, adolescentes, adultos, idosos e família, através de oficinas terapêuticas, dinâmicas de grupos e outros atendimentos.

 

–  Núcleo de Praticas Jurídicas: tem como objetivo atendimento jurídico gratuito, o qual é realizado sob a supervisão do Advogado- professor  responsável pelo Núcleo, com  atendimentos nas áreas Cível,  Direito de Família, Direito Criminal, os quais ocorrem interior da própria IES, em sua sede própria.

 

As atividades relacionadas à Empresa Júnior proporcionam o estudo da práxis profissional, possibilitando que os alunos possam exercitar as competências necessárias para a atuação profissional consistente. Estas atividades aproximam a IES da sociedade, oportunizando a discussão de questões existentes, propondo soluções e prestando serviços sociais, especialmente para a micro e pequenas empresas.

 

  • Projeto de Extensão Interdisciplinar entre Psicologia e Direito: Juizado de Conciliação.  Este projeto oferece atendimento à comunidade buscando a solução de conflitos de acordo com aspirações  e necessidades dos envolvidos, com o intuito de promover a paz social e a autonomia cidadã. O juizado de Conciliação, com sede nesta instituição no NPJ,  trabalha em parceria com o Tribunal de Justiça,  Município de Divinópolis e comunidade. A IES oferece o espaço físico, aberto ao público, com atendimento  de reclamações  feito por alunos do curso de Direito  que, posteriormente,  designam  data para as sessões de conciliação. Proporciona aos alunos do Direito e da Psicologia,  realizarem, juntamente com outros conciliadores voluntários,  a  conciliação. O projeto apresenta  oportunidade para os  estudantes  desenvolverem a oratória bem como   técnicas  de lidar com conflitos juntamente com  as   partes envolvidas.

 

Praça do Mercado, 191 | Rua Três de Outubro,44 - Centro
Divinópolis - MG CEP 35500-048 - Tel: (37) 3512-2000
Encontre a Faced: